Nome do Curso


Curso de Extensão Universitária em Conciliação

Período


28/07/2010 - 05/10/2010

Horários


19:00 23:00 - terça-feira

19:00 23:00 - quarta-feira

Coordenadores


Não Informado

Temas


Data: 03/08/2010

Tema: Introdução ao instituto da conciliação. O seu significado na solução de conflitos humanos. Histórico da conciliação no Brasil. As diversas tendências sobre a conciliação nos Estados Unidos, na França, no Canadá, no Japão, na Europa e na América Latina.

Palestrante: Luiz Fernando do Vale de Almeida Guilherme


Data: 17/08/2010

Tema: Distinção entre a conciliação e a mediação – aplicações.

Palestrante: Fernando da Fonseca Gajardoni


Data: 23/08/2010

Tema: A conciliação no direito positivo brasileiro. O permissivo constitucional. Princípios fundamentais. A função social como cláusula geral na utilização da conciliação. O conceito de cláusula geral no direito brasileiro e sua pertinência na adoção na resolução de disputas humanas.

Palestrante: Fátima Nancy Andrighi


Data: 24/08/2010

Tema: O procedimento da conciliação e suas variáveis. As diferentes técnicas e os resultados diversos. Efeitos e eficácia.

Palestrante: Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes


Data: 31/08/2010

Tema: Técnicas autocompositivas voltadas a provocar mudanças: recontextualização, identificação de propostas implícitas, afago (stroking), normalização (normalizing), produção de opções, teste de realidade, acondicionamento de questões e interesses; enfoque prospectivo.

Palestrante: Ana Cristina de Carvalho Magalhães


Data: 13/09/2010

Tema: Experiências – acertos e desacertos na utilização da conciliação nos casos judiciais e nos extrajudiciais. Os abusos na aplicação da conciliação. A ética na conciliação.

Palestrante: Petrônio Calmon Alves Cardoso Filho


Data: 21/09/2010

Tema: A função jurisdicional e as novas exigências a ela impostas. O princípio do acesso à Justiça na judicialização das relações sociais e os métodos apropriados de solução de conflitos nos Juizados Especiais. Processo dialético/distributivo (vencedor/vencido) e a busca por mecanismos consensuais/integrativos (vencedor/vencedor).

Palestrante: Alexandre David Malfatti


Data: 28/09/2010

Tema: A conciliação judicial. O setor de conciliação na 1º e na 2º instâncias judiciais no Estado de São Paulo. O Provimento 953/05.

Palestrante: Vanderci Álvares


Data: 05/10/2010

Tema: Técnicas para se lidar com as barreiras na solução de conflitos humanos. Advocacia na conciliação. Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na conciliação.

Palestrante: Paula Thereza Potenza Fortes Muniz



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP