Nome do Curso


Curso "Temas Atuais de Responsabilidade Civil"

Período


11/04/2018 - 10/05/2018

Horários


10:00 12:00 - quarta-feira

10:00 12:00 - quinta-feira

Coordenadores


Enéas Costa Garcia - Coordenador

Temas


Data: 11/04/2018

Tema: Problemas de Nexo Causal. Conceito e função. Teorias (equivalência das condições, causalidade adequada e teoria do dano direto e imediato). Causalidade virtual e presunção de causalidade. Causalidade alternativa. A causalidade e a jurisprudência dos tribunais.

Palestrante: Gisela Sampaio da Cruz Costa Guedes


Data: 18/04/2018

Tema: Da culpa ao risco. Evolução e conceito atual de culpa (teoria normativa, fragmentação). Modalidades de comportamentos culposos e graus de culpa. Objetivação da responsabilidade. Teoria do risco e suas modalidades (risco atividade, risco proveito e risco integral). Atividade de risco e risco da atividade. Seguros de responsabilidade e responsabilidade social.

Palestrante: Claudio Luiz Bueno de Godoy


Data: 25/04/2018

Tema: As funções punitiva e preventiva da responsabilidade civil. Uma análise comparativa dos punitive damages no sistema common law.

Palestrante: Ricardo Dal Pizzol


Data: 02/05/2018

Tema: Responsabilidade civil dos meios de comunicação e na internet (provedores, rede social, função preventiva, censura, medidas acautelatórias).

Palestrante: Ênio Santarelli Zuliani


Data: 10/05/2018

Tema: Novos paradigmas das causas excludentes de responsabilidade civil.

Palestrante: Marco Fábio Morsello



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP