Nome do Curso


"Curso de Aperfeiçoamento em Mediação Familiar"

Período


07/05/2018 - 20/06/2019

Horários


19:00 22:00 - segunda-feira

19:00 22:00 - quarta-feira

Coordenadores


José Carlos Ferreira Alves - Coordenador

Ricardo Pereira Junior - Coordenador

Temas


Data: 07/05/2018

Tema: A política pública de tratamento adequado de conflitos. O papel do CNJ e o movimento nacional de conciliação e mediação. A Resolução 125/2010 e suas recentes alterações. O novo CPC e a Lei de Mediação. Os dispositivos específicos da mediação na área de família.

Palestrante: Ricardo Pereira Junior


Data: 07/05/2018

Tema: A política pública de tratamento adequado de conflitos. O papel do CNJ e o movimento nacional de conciliação e mediação. A Resolução 125/2010 e suas recentes alterações. O novo CPC e a Lei de Mediação. Os dispositivos específicos da mediação na área de família.

Palestrante: José Carlos Ferreira Alves


Data: 09/05/2018

Tema: Teoria da Família. As novas famílias e a transformação dos conceitos de família. A crise na família e reorganização familiar. Oficina de Pais. Relação coparental: Parentalidade Paralela e Parentalidade Cooperativa.

Palestrante: Vanessa Aufiero da Rocha


Data: 14/05/2018

Tema: Teoria da comunicação aplicada nas relações de família. Níveis da comunicação: representacional, retórico, performático e relacional. Pragmática da comunicação. Axiomas da comunicação. Visões narrativas e reflexivas. Possibilidades na comunicação. Obstáculos na comunicação. Escuta ativa. Diálogo.

Palestrante: Maria Helena de Almeida Gonçalves Sanches


Data: 16/05/2018

Tema: Teoria do Conflito. A moderna teoria do conflito aplicada nas relações de família. Noções gerais. O conflito como processo. Espiral do conflito. Processos construtivos e destrutivos. Percepções e reações. Espécies de conflito: latente, manifesto, agressivo, colaborativo. Etapas ou fases do conflito. Conflito e poder. Conteúdo manifesto e conteúdo real. Aspectos emocionais do conflito – dos casais, reação dos filhos, formas de relação de conflitos. Desenvolvimento do contexto – conflito, disputa, litígio.

Palestrante: Mônica Haydee Galano


Data: 21/05/2018

Tema: Etapas da mediação nos conflitos de família. Planejamento do ambiente e apresentação. Fala de abertura. Apresentação da mediação e das vantagens do procedimento. Rapport. Investigação dos interesses reais. Extração de propostas. Formulação de perguntas. Escuta ativa. Espelhamento. Teste da realidade. Recontextualização. Criação e escolha da opção. Lavratura do acordo. Exequibilidade.

Palestrante: Verônica Apparecida da Motta Cezar Ferreira


Data: 04/06/2018

Tema: Questões de família referentes aos filhos: investigação de paternidade, alimentos, revisional de alimentos, alimentos gravídicos, direito de convivência. Paternidade socioafetiva. Alienação parental.

Palestrante: Ricardo Pereira Junior


Data: 06/06/2018

Tema: Prática da mediação. Mediabilidade. Tratamento das partes. Tratamento dos advogados. Papel dos peritos e diferenciação entre as funções do mediador e o perito. Procedimentos práticos da mediação de família.

Palestrante: Rubens Decoussau Tilkian


Data: 11/06/2018

Tema: A Mediação em Processos de Interesse do Idoso: o Estatuto do Idoso. Medidas protetivas. Partes interessadas. Mediação em família para defesa do interesse do idoso e sua proteção. Interdição e curatela. Internação.

Palestrante: Alessandra Negrão Elias Martins


Data: 13/06/2018

Tema: Inventários. Conceito e objetivos. Procedimentos. Conflitos e forma de negociação.

Palestrante: Mirian da Silva Blanco Osório Muniz


Data: 20/06/2018

Tema: Questões jurídicas relevantes de direito de família quanto ao casal. Fim da conjugalidade e união estável: divórcio e dissolução de união estável; alimentos, partilha, uso do nome de solteiro

Palestrante: Jorge Tosta



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP