Nome do Curso


Curso "Hermenêutica Constitucional e Filosófica"

Período


16/09/2015 - 07/10/2015

Horários


Não Informado

Coordenadores


Luis Manuel Fonseca Pires - Coordenador

Paulo Magalhães da Costa Coelho - Coordenador

Temas


Data: 16/09/2015

Tema: Fundamentos filosóficos da hermenêutica constitucional

Palestrante: Alysson Leandro Barbate Mascaro


Data: 23/09/2015

Tema: Introdução à interpretação jurídica. Escolas Hermenêuticas: da escola da exegese ao positivismo da teoria pura do direito – o dogma da completude. A interpretação do direito a partir da segunda metade do século XX – a tópica e a retórica em sistemas abertos. Da teoria dos princípios e os conflitos entre as normas constitucionais – o procedimento de ponderação.

Palestrante: Luis Manuel Fonseca Pires


Data: 30/09/2015

Tema: Hermenêutica Constitucional. A autoridade moral da Constituição Federal de 1988. Recursos de interpretação conforme a Constituição. Alcances do controle difuso de constitucionalidade.

Palestrante: Pedro Estevam Alves Pinto Serrano


Data: 07/10/2015

Tema: Hermenêutica Constitucional: Uma abordagem filosófica – Da reprodução à emancipação. Direito e linguagem: O discurso dos juristas. Direito e ideologia: A ideologia falada pelo direito. Hermenêutica emancipadora: O Direito e a possibilidade das transformações sociais.

Palestrante: Paulo Magalhães da Costa Coelho



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP