Sistema de Tecnologia da Informação do TJSP é apresentado no Curso de Formação Inicial

No último dia 22, o Curso de Formação Inicial promovido pela EPM para os juízes aprovados no 184º Concurso de Ingresso teve exposições sobre o tema “A tecnologia da informação aplicada ao processo judicial”, ministradas pelos juízes assessores da Presidência do TJSP Antonio Carlos Alves Braga Júnior e Fernando Antonio Tasso. Os juízes ingressantes receberam, ainda, um treinamento sobre o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), ministrado pela supervisora de serviço da Secretaria da Primeira Instância (SPI) Ana Fabíola Peron. O evento teve, ainda, a participação do juiz Hamid Charaf Bdine Junior, integrante da coordenação do curso.

                                                                          

No período da manhã, os foi realizada uma explanação geral das estruturas e ferramentas de trabalho, dos serviços eletrônicos, entre os quais o manejo dos processos e outras medidas digitais, e da logística do uso sistêmico dos computadores em rede, bem como os conceitos elementares do SAJ. “Trata-se de uma visão geral e não um treinamento detalhado, porque há muito que aprender, e sabemos que só com o dia a dia é que se vai assimilando a enormidade de comandos e sequências”, anunciou Alves Braga Júnior.

 

Entre os tópicos abordados, o palestrante mencionou os números do Tribunal de Justiça: 44.658 funcionários, entre os quais 28.838 escreventes; 1.978 juízes e 357 desembargadores; 1.776 varas judiciais e 467 gabinetes; 50.731 computadores em rede; 21 milhões de processos em trâmite, equivalente a 30,5% do movimento judiciário nacional; população de 42,6 milhões de habitantes; 678 prédios em 331 comarcas. “O TJSP está entre os grandes utilizadores da tecnologia da informação no Brasil”, comentou.

 

Alves Braga Júnior anunciou a conquista do modelo de processamento eletrônico já implantado em 42% das varas judiciais, com previsão de 100% até o final desta gestão. Também lembrou os primórdios do uso da informática no Judiciário paulista, no início da década de 1990, por iniciativa de juízes: “Embora já se falasse da internet, houve uma apresentação de uma rede mundial de computadores, a Bitnet, pela Fatec, na EPM”.

 

Fernando Tasso iniciou sua exposição enaltecendo a virtude do “fogo nos olhos”, a vontade de galgar, de perseverar, de ter esperança. “Estou há 14 anos na carreira e ainda estou em lua de mel com a magistratura. É uma carreira muito gratificante e hoje temos a grata satisfação de trabalhar em um Tribunal moderno”. Adiante, discorreu sobre a missão da distribuição da Justiça e a importância do planejamento estratégico para sua consecução. “Das 22 metas traçadas pelo planejamento estratégico do TJSP, 12 são de tecnologia da informação. Daí a relevância do tema que trataremos hoje”.

 

ES (texto e fotos)

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP