EPM inaugura retrato do ex-diretor Armando Toledo

Foi realizada hoje (10), na EPM, a solenidade de inauguração do retrato do desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, diretor da EPM de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2014. A cerimônia teve a participação dos desembargadores José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo; Fernando Antonio Maia da Cunha, diretor da EPM; Eros Piceli, vice-presidente do TJSP; Hamilton Elliot Akel, corregedor-geral da Justiça; Ricardo Mair Anafe, presidente da Seção de Direito Público; e Geraldo Francisco Pinheiro Franco, presidente da Seção Criminal.

 

O diretor da EPM, Fernando Maia da Cunha, fez a saudação do homenageado, salientando que a inauguração do retrato representa o reconhecimento do Tribunal e da EPM de todo o trabalho realizado pelo desembargador Armando Toledo e pelo seu Conselho Consultivo, durante a sua gestão. “A EPM é a soma de todos os seus diretores, cada um trazendo aquilo que as circunstâncias do momento impunham para que a Escola pudesse cumprir seu papel de aprimoramento inicial e continuado dos magistrados. Coube à sua gestão transportar a Escola a um nível acadêmico, compatível com a globalização do ensino”. Maia da Cunha destacou o dinamismo do homenageado, bem como a compreensão das diferenças, “fundamental para que a Escola não perca a sua diversidade”, e frisou que ele “não só faz jus a estar nessa galeria de retratos, mas merece estar em meio a tão grandes nomes que em outros tempos dirigiram a Escola Paulista da Magistratura”.

 

O desembargador Armando Toledo cumprimentou e agradeceu a presença de todos, em especial dos integrantes do Conselho Superior da Magistratura e do diretor da EPM. Agradeceu também aos integrantes do seu Conselho Consultivo, demais magistrados e servidores, e salientou que a gestão na EPM foi o melhor momento de sua vida. “Não esperava ser tão feliz e tão realizado como fui como diretor dessa Escola, e não posso agradecer individualmente, porque tive realmente o apoio de todos que estão aqui e de tantos outros que não puderam estar presentes. Eu soube delegar às pessoas exatas, que queriam o melhor para a Escola e que sabem que ela, em muitas ocasiões é o Tribunal representado, aqui ou fora do país. Nada fiz além do que prosseguir o que os diretores anteriores realizaram e me ensinaram, razão por que também agradeço a todos. Que a atual gestão possa cada vez mais elevar o nome dessa Escola, que mora em meu coração”, concluiu.

 

Encerrando a cerimônia, o presidente Nalini lembrou que a escola da magistratura nasceu no Brasil junto com a Constituição de 1988 e foi a grande novidade do século XX para o Poder Judiciário em todo o mundo. “Cada diretor buscou fazer da EPM um centro formador e uma verdadeira usina de criação de boas ideias para a Justiça. Nessa ‘corrida de revezamento’, que começou com o desembargador Weiss de Andrade e que agora continua com o desembargador Maia da Cunha, a Escola mostrou a que veio e, na gestão do desembargador Armando Toledo, ganhou o mundo. Louvo a sua gestão, que levou o nome da EPM e do Tribunal de Justiça de São Paulo a todo o planeta, onde a Escola tem o seu espaço”. Ele frisou que a EPM é uma realidade inquestionável, e só pode progredir: “isso acontecerá quando todos se conscientizarem de que a Escola deve elaborar a verdadeira doutrina do Judiciário e ser um laboratório de ideias para aperfeiçoar a Justiça. Esse é o papel da EPM que vimos nascer e que hoje ficamos muito felizes, vendo consolidada”, concluiu.

        

Participaram, também, da solenidade, os desembargadores Mario Devienne Ferraz, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo; Antonio Carlos Villen, Antonio Celso Aguilar Cortez, Luiz Augusto de Siqueira e Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, integrantes do Conselho Consultivo e de Programas da EPM; e Antonio Luiz Pires Neto e Geraldo Luis Wohlers Silveira, integrantes  do Conselho Consultivo da EPM do biênio 2012/2013; os juízes Mario Sergio Leite, assessor da Presidência; Jayme Garcia dos Santos Junior, assessor da Corregedoria; e João Baptista Galhardo Junior, assessor da Presidência da Seção de Direito Criminal; e a esposa e o filho do homenageado, Suzerley Rondina Prado de Toledo e Armando Sérgio Prado de Toledo Filho, entre outros magistrados, autoridades, servidores e convidados.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP