Diretrizes para a atuação e formação do formador magistrado são debatidas em workshop da Enfam

De 28 a 30 de outubro, a  Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), realizou, em Brasília, o workshop Diretrizes para a atuação e formação do formador magistrado – debates e práticas.

 

Com a participação de trinta e sete juízes de todo o país, o evento teve como objetivo capacitar aqueles que atuam como formadores de magistrados nas escolas judiciais, para que possam traçar diretrizes curriculares para a atuação e prática no âmbito da magistratura.

 

A abertura do seminário foi feita pelo diretor-geral da Enfam, ministro João Otávio de Noronha, que ressaltou a importância de capacitar os magistrados formadores para serem multiplicadores do conhecimento entre seus pares, por entender que os juízes precisam receber formação de quem conhece a realidade da magistratura. “O juiz recém-ingresso, no dia seguinte ao da posse, está com o patrimônio e a liberdade do jurisdicionado em suas mãos e necessita estar preparado para isso”, afirmou.

 

O ministro lembrou que, muitas vezes, o juiz precisa colocar-se no lugar do jurisdicionado. “Precisamos formar juízes que entendam a alma humana”, salientou. Destacou, ainda, a necessidade da formação pragmática e lembrou que o magistrado é um grande gestor e agente decisor e, como tal, deve estar preparado não apenas para dirigir sua unidade mas também para conduzir uma audiência e organizar uma pauta. Além disso, para obter êxito, precisa saber gerenciar sua equipe, identificando e potencializando talentos na medida de cada um, destacou.

 

Atualmente, a Escola Paulista da Magistratura (EPM) ministra o Curso de Formação Inicial para os juízes aprovados no 184º Concurso de Ingresso na Magistratura e o curso Gestão Judiciária para magistrados e servidores.

 

E a EPM realizará, em novembro, o curso Formação de Formadores, em parceria com a Enfam e a École Nationale de la Magistrature – ENM (França), tendo como palestrante a magistrada Catherine Grosjean, coordenadora regional de formação, região centroeste, Lyon, da ENM. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 5.

 

Com informações e foto da Enfam


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP