EPM iniciará Núcleo de Estudos em Processo e Gestão da Justiça em São José dos Campos

Até o dia 24 de março, podem ser feitas as inscrições para o Núcleo de Estudos em Processo e Gestão da Justiça - São José dos Campos da EPM, coordenado pelo juiz João José Custódio da Silveira

 

O Núcleo terá reuniões mensais, de 27 de março a 4 de dezembro de 2015, às sextas-feiras, das 9h30 às 12 horas, no salão de estudos e exposições da EPM do Fórum de São José dos Campos.

 

São oferecidas 30 vagas, exclusivas para magistrados do TJSP. Caso as inscrições excedam o número de vagas, haverá seleção por meio de análise curricular (a ser preenchido no campo “Formação acadêmica” da ficha de inscrição).

 

Inscrições: os interessados deverão preencher a ficha de inscrição no site da EPM. Após o envio, será remetido e-mail confirmando a inscrição. A lista com os nomes dos magistrados que participarão do Núcleo será publicada no Diário da Justiça Eletrônico no dia 5 de março.

 

Estrutura do Núcleo:

                                                                                                               

Objetivos

 

O objetivo do Núcleo de Estudos em Processo e Gestão da Justiça é analisar a novel roupagem do Direito Processual e sua interface com práticas de gestão da Justiça, propiciando a produção de conhecimento que possibilite o desenvolvimento do tema em perspectivas teóricas e práticas, com ganhos na otimização de procedimentos e adequação da garantia de acesso à jurisdição.

 

Com investigação de ferramentas capazes de reafirmar a importância da gestão na Justiça, buscar-se-á também compartilhar resultados com organizações, universidades e comunidades no âmbito nacional, com potencial para a sugestão de projetos a serem implementados pelo Poder Judiciário e seus parceiros.

 

Metodologia

 

O método de trabalho será estruturado por meio de encontros mensais onde serão proferidas exposições por profissionais da área de conhecimento, seguindo-se debates sobre temas previamente delineados e apresentação do resultado de pesquisas realizadas pelos integrantes, bem assim colheita de propostas ao aperfeiçoamento da gestão judiciária. Como reflexo mediato, a produção de material escrito para futuras publicações.

 

Temas

 

Primeiro módulo de encontros mensais: Processo e inovação

 

1- O Novo Código de Processo Civil

2- Tempo e processo: tutelas diferenciadas e execução

3- Gestão processual e o novo Código

4- Soluções alternativas de conflitos

5- Novas tendências em Direito e Processo Penal

 

Segundo módulo de encontros mensais: Justiça e gestão

 

1- A importância da gestão na prestação jurisdicional

2- CNJ e vocação gerencial

3- Gerenciamento em demandas massificadas

4- Novas práticas na gestão judiciária

5- Justiça e macrogestão


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP