Diretor da EPM ministra palestra de encerramento do 1º Curso de especialização em Direito do Consumidor em Sorocaba

Com aula proferida pelo diretor da EPM, Fernando Antonio Maia da Cunha, foi concluída ontem (4), a programação do 1º Curso de especialização em Direito do Consumidor da EPM em Sorocaba. Realizado no auditório do prédio do Departamento de Administração da 10ª  Região Administrativa Judiciária (DARAJ), o evento teve a participação, na mesa de trabalhos, dos juízes Alexandre Dartanhan de Melo Guerra, coordenador do Núcleo Regional da EPM e do curso; e Hugo Leandro Maranzano, diretor da 10ª Daraj e aluno do curso.

 

Fernando Maia da Cunha saudou o sucesso do curso, iniciado em agosto de 2013 – o primeiro na área de Direito do Consumidor promovido fora da capital –, e salientou que o Núcleo Regional de Sorocaba é um dos mais atuantes da Escola, com vários cursos realizados, entre eles, os cursos de extensão universitária “Oferta e Proteção Contratual no CDC” e “Tutela Processual no CDC” e a palestra “As Principais Inovações do Projeto de Código de Processo Civil”.

O juiz Alexandre Guerra saudou a participação, no encerramento, do diretor da EPM, Maia da Cunha, “cuja notória competência, seriedade e dedicação à Justiça são firmes exemplos”. Ele lembrou que o curso apresentou os principais aspectos de evolução do Direito do Consumidor no Brasil "desde sua gênese, seus avanços e as suas conquistas no efetivo aprimoramento das relações sociais”, com palestras dos mais expressivos nomes desse ramo do Direito do Estado e profícua discussão com os alunos e professores assistentes, que “serviu para incrementar a reflexão crítica e para examinar os caminhos voltados à eficiente aplicação do Direito do Consumidor em prol de toda a Justiça e de cada jurisdicionado”.

 

Alexandre Guerra ressaltou que será produzida uma obra coletiva com trabalhos dos magistrados envolvidos no curso, iniciativa possibilitada pela “seriedade e compromisso com a jurisdição de elevada qualidade, aliados ao espírito empreendedor da direção da EPM, na pessoa de seu diretor”. Ele acrescentou que estão previstos diversos cursos e eventos voltados à EJUS, frisando que o compromisso da EPM de bem aparelhar as instalações do Núcleo Regional “merece gratidão de toda a família forense de Sorocaba”. Por fim, agradeceu a confiança da direção do Tribunal de Justiça e da EPM, dos coordenadores da área, professores, palestrantes e alunos do curso, e manifestou o “reconhecimento a todos os que, irmanados pelo amor ao Direito e à Justiça, verdadeiramente lutam pela construção do Poder Judiciário marcado pela qualidade e pela eficiência, fatores decisivos para tornar concreta, nas relações de Direito do Consumidor, a promessa da Carta Constitucional de construção de uma sociedade livre, justa e solidária” (leia o discurso na íntegra).

 

Participaram também da aula e do coquetel de confraternização os juízes Erna Thecla Maria Hakvoort e Fábio Calheiros do Nascimento, professores assistentes do curso; Adriana Tayano Fanton Furukawa, Diego Ferreira Mendes, Cassio Pereira Brisola, Danilo Fadel de Castro, Fabio Luís Castaldello e Marcos José Corrêa, alunos do curso; e os servidores Carlos Darwin de Mattos, coordenador da 10ª DARAJ e do Núcleo Regional da EJUS, e Simone Cristina Quaresma, funcionária da DARAJ e do Núcleo Regional da EJUS, entre outros servidores e convidados.

 

Fotos: Carlos Darwin de Mattos e Monique Mari Garcia Caramez Santos


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP