Atividade correcional, gestão de pessoas e cartorária e relações institucionais são discutidas no Curso de Formação Inicial

Os juízes substitutos do 186º Concurso de Ingresso participaram hoje (21), de debates sobre relações institucionais e formas de narrativa no Curso de Formação Inicial da EPM. Nos dias anteriores, foram desenvolvidas atividades sobre a função correcional, gestão de pessoas e outros temas relacionados à atuação da Corregedoria Geral da Justiça, além de visitas a varas e exposições sobre gestão cartorária, mandado de segurança e associativismo.

 

A programação da semana foi iniciada no dia 17, com exposições sobre o tema “Função correcional judicial” dos juízes assessores da Corregedoria Rodrigo Marzola Colombini e Maria Rita Rebello Pinho Dias. A abertura dos trabalhos contou com a participação da desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes. Na sequência, os juízes assessores da Corregedoria Gabriel Pires de Campos Sormani e Renato Hasegawa Lousano discorreram sobre aspectos da judicatura na área da Infância e Juventude e da atuação dos oficiais de Justiça. Participaram dos trabalhos os juízes André Carvalho e Silva de Almeida e Ana Rita de Figueiredo Nery, integrantes da coordenação do curso.

 

Nesse mesmo dia, à tarde,  os juízes substitutos reuniram-se com os juízes assessores da Corregedoria Airton Pinheiro de Castro, André Carvalho e Silva de Almeida, Marco Fábio Morsello e Renata Mota Maciel Madeira Dezem no Fórum João Mendes Junior. Foram discutidas questões relacionadas ao auxílio sentença, autorização para residir fora da comarca, docência e ética, entre outras afetas ao gabinete da Corregedoria.  

 

Na manhã do dia seguinte (18), o curso teve prosseguimento com debates sobre a atividade correcional criminal e projetos na área criminal, apresentados pelos juízes assessores da Corregedoria Benedito Roberto Garcia Pozzer e Rodrigo Colombini, com a participação do juiz Antonio Maria Patiño Zorz, integrante da coordenação do curso. Em continuidade, o juiz assessor da Corregedoria Fabio Coimbra Junqueira discorreu sobre os procedimentos administrativos contra servidores (Lei estadual nº 10.261/68 e normas de serviço da Corregedoria), com a participação do juiz  Marcos Pimentel Tamassia, também integrante da coordenação do curso.

 

No período da tarde, os magistrados participaram de exposições sobre os projetos e metas da Corregedoria Geral da Justiça no Fórum João Mendes Junior, a cargo dos juízes Rodrigo Colombini e Ana Rita Nery. Foram realizadas ainda visitas a varas e às Unidades de Processamento Judicial (UPJ), também conhecidas como Cartório do Futuro, monitorados pelos juízes Fabio Junqueira, Ana Rita Nery, Benedito Garcia Pozzer, Gabriel Sormani, Leandro Galluzzi dos Santos, Maria de Fátima dos Santos Gomes Muniz de Oliveira, Maria Rita Dias, Renato Lousano, Rodrigo Colombini e Ricardo Dal Pizzol.

 

A programação teve continuidade no dia 19 com a realização do módulo “Gestão de pessoas”, apresentado pela servidora e coaching Patrícia Maria Landi da Silva Bastos. O evento teve a participação do corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, e dos juízes assessores da Corregedoria Gabriel Sormani, Leandro Galluzzi dos Santos, Maria Rita Dias, Renata Dezem e Rodrigo Colombini, coordenadores do módulo, e Ana Rita Nery. 

 

Na manhã do dia seguinte (20), foi analisado o tema “Gestão cartorária”, com exposições do juiz Márcio Teixeira Laranjo, também integrante da coordenação do curso, e da diretora da Secretaria de Tecnologia de Informação (STI) Ana Lúcia da Costa Negreiros, e participação do juiz Marcos Tamassia.

 

No período vespertino, o desembargador Luís Paulo Aliende Ribeiro iniciou as exposições com o tema “Mandado de segurança”. Na sequência, a atuação da Magiscred foi apresentada pelos desembargadores Heraldo de Oliveira Silva (presidente); Ademir de Carvalho Benedito, vice-presidente do TJSP (conselheiro); Renato de Salles Abreu Filho, presidente da Seção de Direito Criminal (diretor de crédito) e Cláudio Hamilton Barbosa (diretor financeiro). Encerrando as atividades do dia, as orientadoras financeiras Cristiane Perfidio Maeda e Magali Fernandes, integrantes da equipe técnica da Fundação da Fraternidade Judiciária, falaram sobre a atuação da entidade.

 

Nessa sexta-feira (21), o curso teve a participação do professor Jaime Ginzburg, que examinou o tema “Formas da narrativa”, acompanhado pelo juiz Marcos Tamassia. À tarde, os novos juízes dedicaram-se ao debate sobre o tema “Relações institucionais (Poder Executivo, Legislativo, Polícia, imprensa, peritos)”, abordado pelo juiz Jamil Nakad Junior.

 

FB (texto e fotos)

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP