Juízes participam de audiência e sentenciamento simulado no Curso de Formação Inicial

Os juízes substitutos do 186º Concurso de Ingresso participaram hoje (27) de atividades de sentenciamento simulado no Curso de Formação Inicial da EPM. Nos dias anteriores, foram realizadas audiências simuladas e debates sobre ativismo judicial e português e linguagem, além de um encontro com os coordenadores regionais da EPM e uma visita monitorada ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

 

A programação da semana teve início no dia 24, com debates sobre ativismo judicial e impacto das decisões judiciais, com exposição do juiz Luis Manuel Fonseca Pires. Na sequência, foram discutidas decisões sobre dois casos concretos. O evento teve a participação do juiz Luís Felipe Ferrari Bedendi, integrante da coordenação do curso.

 

Na parte da tarde, os juízes foram divididos em grupos e reuniram-se com os juízes coordenadores dos núcleos regionais da EPM, que apresentaram as características e os desafios pertinentes às suas regiões. Participaram os juízes Henrique de Castilho Jacinto (Araçatuba), José Cláudio Domingues Moreira (Bauru), Renato Siqueira De Pretto (Campinas), Paulo Furtado de Oliveira Filho (Capital), Silas Silva Santos (Presidente Prudente) Paulo César Scanavez (Ribeirão Preto), Frederico dos Santos Messias (Santos), Luiz Fernando Cardoso Dal Poz (São José do Rio Preto), João José Custódio da Silveira (São José dos Campos) e Alexandre Dartanhan de Mello Guerra (Sorocaba).

 

Nesse mesmo dia, o curso teve a participação do presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Jayme de Oliveira; do vice-presidente, desembargador Oscild de Lima Junior; e do diretor-adjunto de secretaria, juiz Thiago Elias Massad. As exposições foram acompanhadas pelo juiz  Marcos Pimentel Tamassia, integrante da coordenação do curso.

 

No dia seguinte (25), houve a exposição “Português e linguagem”, ministrada pelo professor e juiz aposentado José Maria da Costa, seguida de trabalho em grupo com a análise de sentenças cíveis e criminais com a substituição de termos inadequados. A atividade foi acompanhada pelo juiz André Carvalho e Silva de Almeida, também integrante da coordenação.

 

No período vespertino, os juízes participaram de visita monitorada ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com exposições de seu presidente, desembargador Mário Devienne Ferraz, e do vice-presidente, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, monitorada pelo juiz Márcio Teixeira Laranjo, integrante da coordenação do curso.

 

O curso teve continuidade no dia 26, com atividades de simulação de audiências nas áreas criminal e da Infância e Juventude (manhã) e cível e da Fazenda (tarde). Os participantes foram divididos em sete grupos, desempenhando os papéis de juízes, promotores e defensores, com apontamentos realizados pelos juízes coordenadores do curso Marcos Tamassia, Ana Rita de Figueiredo Nery, Luís Bedendi, Antonio Maria Patiño Zorz, Márcio Laranjo e Rafael de Carvalho Sestaro.

 

“Com o trabalho desenvolvido hoje, iniciou-se, efetivamente, a parte prática da jurisdição. Os novos magistrados, sob a supervisão dos juízes coordenadores do curso, desempenharam audiências simuladas criminais, cíveis e da Fazenda Pública com o intuito de aprimoramento da realização de audiência”, destacou Marcos Tamassia.

 

Nessa quinta-feira (27), os magistrados dedicaram-se às atividades de simulação de sentenças em processos criminais, cíveis e da Fazenda Pública, com o acompanhamento dos juízes Antonio Patiño Zorz e Márcio Laranjo e monitoramento dos juízes Márcio Lucio Falavigna Sauandag; Giovanna Christina Colares; Diego Bocuhy Bonilha; Thiago Massao Cortizo Teraoka; Sergio da Costa Leite; Antonio Carlos de Figueiredo Negreiros e Luiza Barros Rozas.

 

FB (texto) / FB e ES (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP