Juízes do 185º Concurso concluem fase presencial e iniciam fase a distância do curso de vitaliciamento

Curso utiliza pela primeira vez a plataforma Moodle.

 

Teve início ontem (14), a fase a distância do Curso de aperfeiçoamento para fim de vitaliciamento promovido pela EPM para os juízes do 185º Concurso de Ingresso. O curso é o primeiro realizado pela Escola na plataforma Moodle.

 

Até o dia 1º de setembro, os juízes deverão assistir às palestras previamente gravadas pela EPM, em um total de 16, bem como se desincumbir de tarefas e participar de fóruns, com a supervisão e feedback dos tutores coordenadores do curso, juízes Ana Rita de Figueiredo Nery, André Carvalho Silva e Almeida, Antonio Maria Patiño Zorz, Luis Felipe Ferrari Bedendi, Marcelo Franzin Paulo, Márcio Teixeira Laranjo e Marcos Pimentel Tamassia.

 

As aulas incluem o conteúdo programático básico da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e outros pontos de interesse dos cursistas, por eles mesmos solicitados, com os seguintes temas e palestrantes: “Audiência de custódia” (juiz Antonio Maria Patiño Zorz), “Mediação e conciliação” (juíza Claudia Maria Chamorro Reberte), “Interceptação telefônica e de dados e outras cautelares” (delegado de Polícia Maurício Correali), “Novo CPC” (juiz Swarai Cervone de Oliveira), “Recuperação judicial e outras medidas” (juíza Renata Mota Maciel Dezem), “Execução Penal” (juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci), “Infância Cível” (juíza Monica Gonzaga Arnoni), “Medicamentos e Poder Público” (juiz Luis Bedendi), “Perícias e peritos” (juíza Ana Rita Nery), “Internet e Direito” (juiz Fernando Tasso), “Impacto social das decisões judiciais, precedentes e demandas repetitivas” (juiz Mauro Antonini), “Estatuto de Pessoas com Deficiência – aspectos cíveis” (desembargador Claudio Luiz Bueno de Godoy), “Adjudicação de direitos fundamentais pelo Poder Judiciário” (juíza Camila de Jesus Mello Gonçalves), “Infância infracional” (juíza Lidia Maria Andrade Conceição), “Polícia Militar – a instituição” (coronel PM Dimitrius Fyskatoris) e “Aspectos práticos do inventário e arrolamento” (juiz André Salomon Tudisco).

 

Fase presencial

 

Com cinco dias de duração, a fase presencial do curso de vitaliciamento foi concluída no último dia 11. A programação do dia foi aberta com palestras dos juízes Marcelo Sergio e Gustavo Santini Teodoro sobre especificidades da ferramenta do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), com acompanhamento do juiz Marcelo Franzin Paulo.

 

No período da tarde, houve um debate sobre o tema “Improbidade administrativa – tramitação eficiente e medidas prévias e posteriores”, com exposição do desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez. Na oportunidade, foram discutidos aspectos práticos do assunto, com troca de experiências entre os juízes vitaliciandos. Na sequência, o assistente jurídico Artur Péricles Lima Monteiro e a coordenadora da STI 8.3, Maria Cristina Rabelo de Carvalho, falaram sobre a funcionalidade da plataforma Moodle, com acompanhamento do juiz Luís Bedendi. Também estiveram presentes os juízes Ana Rita Nery, Antonio Patiño Zorz, Márcio Laranjo e Marcos Tamassia. O encontro foi encerrado com palavras de cada coordenador presente, bem como com uma atividade especial executada pelos servidores da EPM, sob direção da chefe da Seção de Cursos para Magistrados da EPM, Maria Regina de Carvalho Costa.

 

No dia anterior (10), o curso teve a participação da juíza Tatiane Moreira Lima, que discorreu sobre o tema “Depoimento de vulnerável”, com a presença dos juízes Antonio Patiño Zorz e Márcio Laranjo. À tarde, o desembargador Antonio Carlos Malheiros fez uma exposição sobre o tema “Direitos humanos”, acompanhado pelos juízes Marcos Pimentel Tamassia e Antonio Maria Patiño Zorz.

 

FB (texto) / FB e LS (fotos)

Com informações da coordenação do curso de vitaliciamento


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP