Todas as monografias estão disponíveis na biblioteca da EPM

Todas as monografias estão disponíveis para

consultas na biblioteca da EPM

 

Desde junho de 2006 todas as monografias produzidas pelos alunos da EPM estão à disposição para consulta na biblioteca. A catalogação dos trabalhos já está sendo feita, o que vai facilitar a consulta dos alunos. “Até para que haja uma verificação por todos da qualidade dos trabalhos produzidos e dos conteúdos que se agregam aos alunos no final de cada curso”, diz o coordenador da área de informática e da biblioteca da EPM, o juiz João Batista Amorim de Vilhena Nunes. “Nós temos a intenção de fazer uma divulgação ampla do trabalho intelectual que é produzido aqui dentro”, completa.

 

As monografias ainda não seguem na íntegra os parâmetros da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, mas já estão sendo tomadas providências nesse sentido. A idéia é de que os alunos dos cursos de pós-graduação tualmente em andamento apresentem seus trabalhos dentro de um padrão que está sendo elaborado, até para facilitar a pesquisa dos alunos. Uma das propostas do coordenador é que o próprio aluno faça o resumo e coloque as palavras chaves, pois ninguém melhor do que o autor para dizer quais são as melhores palavras no seu texto de pesquisa.

 

Anteriormente, só as 10 melhores monografias ficavam na biblioteca. O diretor da EPM Marcus Vinicius Andrade, partindo dos princípios de que a monografia é um documento de pesquisa importante, e de que os trabalhos têm um bom nível, colocou todos os trabalhos à disposição do aluno.

 

A biblioteca da Escola foi reaberta em 2 de agosto de 2004, e possui obras clássicas do Direito, livros atualizados, dicionários, códigos, constituição e estatutos. Conta ainda com obras jurídicas raras, escritas há 100 anos ou mais. Também está disponível a coleção completa das publicações editadas pela própria escola (InterAção, Diálogos & Debates, Cadernos Jurídicos e Revista da EPM). Além de fitas de áudio, vídeo, CD e DVD contendo palestras e aulas realizadas pela EPM.

 

A prioridade da biblioteca é por autores clássicos, obras consagradas do Direito e livros relacionados aos assuntos dos cursos da Escola. “Se o aluno precisa fazer uma pesquisa mais aprofundada pode usar a biblioteca do Palácio da Justiça, que é muito rica, diz a bibliotecária da EPM Rosemeire Vieira da Costa.”

 

A estrutura da biblioteca continua a mesma. O acervo é dividido por matéria, com uma seção dedicada às obras de referência. No momento, a coleção conta com 2.223 títulos entre obras e monografias. Tem, ainda, permuta com algumas escolas de magistratura do país e recebe revistas de escolas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, além de uma parceria com a biblioteca do Tribunal. “Nós recebemos muitas doações de magistrados que se aposentam. Estamos montando um acervo muito bom”, diz Rosemeire da Costa.

 

A Biblioteca da EPM funciona no 2º andar do prédio e funciona no horário das 9h às 17 horas. Mais informações: 3259 5611.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP