Funcionários do prédio da Consolação participam de exercício de evacuação

Atividade foi conduzida pelo Corpo da Brigada de Incêndio.

 

O Corpo da Brigada de Incêndio do prédio da Consolação, com o apoio da diretoria da EPM e da Secretaria de Gestão de Pessoas, realizou ontem (28) um exercício de evacuação do prédio com a simulação dos procedimentos que devem ser adotados em caso de incêndio ou de outras emergências.

 

O objetivo foi orientar os funcionários a utilizarem as rotas corretas de fuga em caso de emergências, que devem estar dentro do padrão de segurança exigido pelas instruções técnicas do Corpo de Bombeiros e de normas e leis relacionadas. O exercício também serviu para transmitir orientações sobre medidas preventivas contra princípios de incêndio, além de avaliar o tempo necessário para evacuação do prédio. As escadas utilizadas e os pontos de encontro (Consolação e Bela Cintra) foram diferenciados para os servidores de andares pares e ímpares, para evitar aglomerações e agilizar a saída.

 

A chefe da Brigada e da Seção de Segurança Patrimonial do prédio da Consolação (SAAB 4.2.2.2), Soraya Cristina Figueiredo Silva, ressaltou a importância da utilização adequada das rotas de fuga para evitar acidentes e até fatalidades em situações emergenciais, bem como da instalação e da manutenção de equipamentos e materiais de segurança como extintores, portas corta-fogo, hidrantes, detectores de fumaças e luzes de emergência, entre outros.

 

Ela alertou também para alguns cuidados que devem ser tomados, como manter os extintores em locais de fácil acesso e não bloqueá-los com móveis ou outros objetos que impeçam seu manuseio, além de não permitir que pessoas não qualificadas os manuseiem, o que também se aplica a outros equipamentos de prevenção de incêndios, como hidrantes e portas corta-fogo.

 

Também deve haver atenção quanto à manutenção das instalações elétricas do prédio e com possíveis vazamentos de gases e de líquidos inflamáveis, além dos cuidados que os servidores devem ter, como não fumar em locais proibidos, não atirar fósforos e pontas de cigarros acesos em locais inadequados, não usar adaptadores (benjamim), não deixar aparelhos como ventiladores ligados em andares desocupados e verificar, ao término da jornada de trabalho, se todos os aparelhos elétricos estão desligados.

 

MA (texto) / LS e RF (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP