Magistrados e servidores participam de treinamento para o novo Cadastro Nacional de Adoção

Capacitação foi realizada na EPM.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio de sua Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), concluiu ontem (26), em cumprimento à determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um treinamento para magistrados e servidores que atuam nas varas da Infância e da Juventude da Capital e de Guarulhos sobre o novo Cadastro Nacional de Adoção (CNA), desenvolvido pela Corregedoria do CNJ, que está sendo implantado em comarcas-piloto de alguns estados. O lançamento oficial do novo Cadastro ocorrerá no próximo mês de agosto, porém sua utilização efetiva deverá ocorrer apenas nos próximos meses.

 

A capacitação foi ministrada na EPM pelo servidor do Tribunal de Justiça do Espírito Santo Helerson Elias Silva e versou sobre as funcionalidades do Sistema de Informação e Gerência da Adoção e do Acolhimento (SIGA), implantado em 2008 pelo TJES e utilizado como modelo para o desenvolvimento do novo CNA. Na oportunidade, teve início a migração de dados do Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA) e do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) para as Varas da Infância e da Juventude Central e de Guarulhos.

 

O novo CNA reunirá em um único sistema todas as informações sobre a criança e o adolescente, atualmente distribuídas no CNA e no CNCA. Com isso, será possível acessar dados sobre a permanência da criança em instituições de acolhimento, guarda concedida a familiares ou nos estágios de convivência para adoção, pretendentes habilitados à adoção e sobre as instituições de acolhimento e famílias acolhedoras do estado. O objetivo é possibilitar o acompanhamento efetivo de todas as fases da vida da criança e do adolescente e seu bem-estar, seja com a família natural ou com a substituta.

 

MA (texto e foto) / CNJ (ilustração)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP