EPM realizará o curso ‘Responsabilidade civil por erro médico’ no Gade 9 de Julho

Inscrições podem ser feitas até 11 de novembro.

 

De 21 de novembro a 13 de dezembro, será ministrado o curso Responsabilidade civil por erro médico, sob a coordenação do desembargador Enio Santarelli Zuliani e do juiz Hamid Charaf Bdine Junior. As atividades acontecerão no auditório do Gade 9 de Julho (Rua Conde de Sarzedas, 100), das 9 às 12 horas.

 

São oferecidas 150 vagas presenciais e 500 vagas para a modalidade a distância.

 

As inscrições são gratuitas e abertas a magistrados, promotores de Justiça, procuradores, defensores públicos, advogados, funcionários do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e de outros tribunais e demais bacharéis em Direito.

 

Inscrições e matrículas: estão abertas até o dia 11 de novembro. O interessado deverá acessar a área Inscrições do site da EPM, preencher o campo CPF e escolher o curso. Magistrados e funcionários do TJSP deverão preencher login e senha do correio eletrônico e seguir as instruções. Alunos e ex-alunos da EPM sem vínculo com o TJSP deverão preencher usuário e senha de acesso à “Sala de alunos”, conferir os dados e, se for o caso, atualizá-los (caso não lembrem, basta clicar em “esqueci minha senha”). Os demais interessados deverão preencher a ficha completa. Em seguida, deverá ser selecionada a modalidade desejada. Após o envio da ficha, oportunamente, será remetido e-mail confirmando a inscrição.

 

Para se matricular, os interessados deverão enviar as cópias digitalizadas dos documentos para o e-mail epmcursosrapidos@tjsp.jus.br, especificando o nome do curso no assunto da mensagem, até o dia 11 de novembro, impreterivelmente. Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça não precisam enviar a documentação.

 

Confira outras informações no edital.

 

Programa:

 

21/11 – Responsabilidade médica e CDC

Prof. Bruno Nubens Barbosa Miragem

 

29/11 – Infecção hospitalar, exames laboratoriais e exames invasivos

Desa. Christine Santini (TJSP)

 

5/12 – Erro médico: responsabilidade pelo erro de diagnóstico do anestesista e do cirurgião

Ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior

 

7/12 – Natureza da obrigação indenizatória de médicos e hospitais. A distribuição do encargo probatório na responsabilidade civil médica à luz do novo CPC. Cirurgia plástica. Consentimento informado e o seguro de responsabilidade médica

Des. Miguel Kfouri Neto (TJPR)

 

13/12 – Nexo causal e arbitramento da indenização: relação de causalidade, danos morais e perda de uma chance

Profa. Gisela Sampaio da Cruz Costa Guedes

 

LS (arte)