EPM e CIJ promovem seminário sobre suicídio na infância e juventude

Tema foi analisado pelo psiquiatra Wimer Bottura Júnior. 

 

Foi realizado ontem (25) o seminário Suicídio na Infância e Juventude, promovido pela EPM e pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo. O evento aconteceu no Fórum João Mendes Junior, com 860 participantes nas modalidades presencial e a distância. A exposição ficou a cargo do professor Wimer Bottura Júnior, médico psiquiatra que preside a Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABPM) e a Associação Paulista de Medicina.

 

 Compuseram a mesa de abertura do evento o coordenador da CIJ, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, e o desembargador Antonio Carlos Malheiros, que também integra a Coordenadoria. Ambos agradeceram a participação do palestrante e do público. Também estavam presentes o juiz Paulo Roberto Fadigas Cesar, da Vara de Infância e Juventude do Foro Regional da Penha e integrante da CIJ, e o médico Wilson Pereira de Souza da equipe técnica do programa “Saúde do Adolescente”, da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

 

Em sua exposição, Wimer chamou a atenção para a gravidade do problema. “Hoje, mais pessoas morrem por suicídio do que pelo somatório da violência”, ressaltou. Explicou que, a partir das queixas e sintomas apresentados pelo paciente, é possível identificar a existência de depressão e os riscos de suicídio. O professor frisou que os profissionais da saúde “estão preocupados em compreender os mecanismos que geram o problema e não achar culpados”.  A partir do diagnóstico, o psiquiatra receita medicamentos, como antidepressivos, para combater o problema. Apesar da importância dos remédios, destacou que a ajuda dos amigos e entes queridos faz a diferença para o paciente: “o ser humano precisa do outro para sobreviver. O medicamento não é tudo. O remédio não substitui o afeto”.

 

Ao final da apresentação, esclareceu dúvidas do público e recebeu certificado, entregue pelo desembargador Eduardo Cortez, pela realização da palestra, que será disponibilizada em breve no link www.nucleomedia.com.br/tjsp-cij.  

  

AS (texto) / AC (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP