Núcleo de Estudos em ­Gestão da Justiça retomará atividades neste mês em São José dos Campos

Inscrições estão abertas até o dia 27.

 

De 20 de março de 2019 a 19 de fevereiro de 2020, serão realizadas as reuniões da quinta edição do Núcleo de Estudos em Gestão da Justiça da EPM, coordenado pelo juiz João José Custódio da Silveira.

 

O núcleo terá reuniões mensais, às sextas-feiras, das 8 às 12 horas, no salão de estudos e exposições da EPM do Fórum de São José dos Campos.

 

São oferecidas 30 vagas (presenciais), exclusivas para magistrados do TJSP, sendo necessária nova inscrição para aqueles que já integram o Nncleo.

 

Inscrições: podem ser feitas até o dia 27 de março. Os interessados deverão acessar a área Inscrições do site da EPM, preencher o campo CPF e escolher o núcleo. Em seguida, deverão preencher login e senha do correio eletrônico e seguir as instruções indicadas nas telas. Após o envio da ficha, será automaticamente remetido e-mail confirmando a inscrição. A lista com os nomes dos magistrados que participarão do núcleo será publicada no Diário da Justiça Eletrônico no dia 29 de março.

 

Estrutura do núcleo:

 

1. Objetivos

 

O objetivo do Núcleo de Estudos em Gestão da Justiça está na análise empírica e técnica com vistas à produção de conhecimento que possibilite o desenvolvimento do tema em perspectivas teóricas e práticas, haurindo ganhos na otimização de procedimentos e adequação da garantia de acesso à jurisdição. Com a investigação de ferramentas capazes de reafirmar a importância da Gestão na Justiça, buscar-se-á também compartilhar resultados com organizações, universidades e comunidades no âmbito nacional, com potencial para a sugestão de projetos a serem implementados pelo Poder Judiciário e seus parceiros. Nesta quinta edição, alia-se a preocupação com a Gestão de Justiça à ênfase no aprofundamento em temas sociológicos, filosóficos e de tecnologia.

 

2. Metodologia

 

A metodologia utilizada priorizará o aspecto ativo. Serão intercaladas exposições dialogadas e seminários para estudos de casos. Com a medida, diminui-se o custo com os palestrantes (exposições bimestrais) e enfatiza-se o aprendizado por meio de metodologias ativas. Os encontros de estudos, sendo de interesse dos participantes, realizar-se-ão com a condução do Coordenador e debaterão o temário no Núcleo, propiciando a apresentação de propostas e produção científica no âmbito da gestão da justiça. As exposições seguirão o roteiro a seguir, sendo intercaladas pelos encontros mensais que versarão os temas tratados com vistas a apresentação de propostas.

 

3. Temário e cronograma das exposições dialogadas bimestrais

 

29/3 – Deuses, homens e pactos – da metafísica à Física Quântica

Des. Eutálio José Porto de Oliveira (UL)

 

24/5 – Aspectos essenciais da Sociologia Jurídica

Prof. José Eduardo Campos de Oliveira Faria (USP)

 

2/8 – Direito e Ética no campo da prestação jurisdicional

Des. Luiz Sergio Fernandes de Souza (PUC/SP)


27/9 – Direito 4.0 – Desafios reais da nova economia digital

Prof. André Ramos Tavares (USP)

 

8/11 – Gestão no Poder Judiciário e políticas públicas

Juiz José Maurício Conti (USP)

 

17/2 – Direito e Bioética

Prof. José Fernando Simão (USP)

 

Em razão de eventuais compromissos dos palestrantes, as datas podem ser alteradas oportunamente.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP