EPM apoia evento do IASP e do Consulado dos EUA sobre sistemas americano e brasileiro de resolução de conflitos e acesso à Justiça

Diretor da EPM participou da mesa de abertura.

Na sexta-feira (20), foi realizado no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) o evento Os meios adequados de resolução de conflitos e o acesso à Justiça: comparação entre os sistemas americano e brasileiro, promovido em parceria com o Consulado dos Estados Unidos, com o apoio da EPM, do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima), do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) e do Fórum Nacional de Mediação (Foname).

O diretor da EPM, desembargador José Maria Câmara Júnior, participou da abertura do evento. Ele cumprimentou os organizadores e agradeceu à presidência do IASP pela oportunidade. Lembrou que a EPM desenvolve uma programação intensa de atividades, abertas aos públicos interno e externo, e convidou os advogados a participarem dos cursos e eventos da Escola. 

A mesa de abertura também foi composta pelo presidente do IASP, Renato de Mello Jorge Silveira; e pelas coordenadoras do evento, desembargadora Maria Cristina Zucchi, presidente da Comissão de Mediação Negociação e Práticas Colaborativas do IASP e coordenadora da área de Formas Alternativas de Solução de Conflitos da EPM; Monica de Andrade Gama, vice-presidente da Comissão; Ana Luiza Isoldi, secretária da Comissão; e Ana Luiza Nery, diretora cultural do IASP.

O primeiro painel, “O acesso à justiça nos tempos atuais”, teve uma exposição previamente gravada do ministro do Superior Tribunal de Justiça Marco Aurélio Gastaldi Buzzi. Na sequência, o mediador Gary Birnberg discorreu sobre o tema “Prática, experiências e eficácia dos meios adequados de resolução de conflitos”.

O tema “Como o advogado pode aproveitar os meios adequados de resolução de conflitos para o acesso à Justiça”, foi discutido a seguir, com palestra da advogada Patricia Freitas Fuoco. Encerrando as exposições, a professora Lela Porter Love, docente e diretora do Kukin Program for Conflict Resolution da Cardozo School of Law, de Nova York, discorreu sobre o tema “Resolução de disputas: além do modelo adversarial”, de maneira on-line.

O encerramento teve a participação on-line do assessor cultural da Seção de Intercâmbio e Cultura do Consulado dos Estados Unidos, Cezar Borsa, representando o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, que agradeceu e parabenizou os coordenadores e painelistas do evento.

MA (texto) / IASP (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP