EJUS conclui terceira edição do curso ‘Sentença cível: fundamentos e técnicas de elaboração’

Aulas foram ministradas por magistrados.

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) concluiu na quinta-feira (9) a terceira edição do curso Sentença cível: fundamentos e técnicas de elaboração, com exposição do juiz Glauco Costa Leite sobre o tema “A sentença cível: estudo prático”.

A abertura foi feita pelo diretor da EPM e da EJUS, desembargador José Maria Câmara Junior, que agradeceu a participação de todos e o trabalho dos coordenadores, palestrantes e demais colaboradores. Ele ressaltou a alegria pela realização do curso e recordou as dificuldades para capacitação dos servidores antes do advento do projeto Aulas Magnas, de 2010, e do Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra), de 2011, que deram origem à EJUS. Ele destacou que desde a sua criação, em 2014, a EJUS promoveu mais de 4 mil eventos, com quase 400 mil certificações, sendo que apenas em 2023 já foram realizados 838 eventos, com mais de 44 mil certificações. “A EJUS é um cartão de visitas do nosso Tribunal e transmite conteúdo de qualidade, com muita responsabilidade”, frisou.

O vice-diretor da EPM e da EJUS e diretor eleito para o biênio 2024/2025, desembargador Gilson Delgado Miranda, recordou que ingressou no Tribunal há mais de 40 anos, como menor colaborador, e salientou a emoção por verificar que projetos para capacitação de servidores em que atuou há mais de uma década redundaram em uma estrutura como a EJUS.  

Também compuseram a mesa de abertura os juízes José Wellington Bezerra da Costa Neto, coordenador do curso, e Gustavo Sampaio Correia, ambos palestrantes do curso.

Na aula de encerramento o juiz Glauco Costa Leite apresentou estudos práticos sobre a sentença cível, um roteiro para estruturação do raciocínio e orientações sobre estudo prévio, planejamento, redação e leitura de conferência, além de sentenças comentadas.

Com seis encontros semanais, realizados na sede da Escola, o curso teve 415 inscritos nas modalidades presencial e a distância. Nas aulas anteriores foram analisados os pronunciamentos judiciais e o uso da linguagem adequada na sentença cível; o desenvolvimento do relatório da sentença cível; a estruturação da fundamentação da sentença cível e a argumentação jurídica; e o dispositivo da sentença cível.

MA (texto) / MB (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP