­Comissão executiva organizadora do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário promove nova reunião na EPM

Logística, programação e divulgação foram discutidas.

Foi realizada ontem (5) na Escola Paulista da Magistratura (EPM) a sexta reunião da comissão executiva organizadora do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que será promovido de 7 a 10 de maio na cidade de São Paulo, com o tema “Memória: preservação, gestão e inovação”. A reunião foi realizada de maneira híbrida, com participação presencial e virtual de representantes dos cinco tribunais sediados na capital, que serão responsáveis pelo encontro: Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal (3ª Região), Tribunal Regional do Trabalho (2ª Região), Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Justiça Militar. 

Foram discutidas questões relacionadas à programação, divulgação, planejamento e custeio do evento. Também foram acertados aspectos relacionados ao hotsite do IV Enam, apresentado na reunião anterior, e à transmissão do evento.

Os trabalhos foram conduzidos pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, coordenador da área de Estudos em História e Memória da EPM e integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (Proname). Estiveram presentes a desembargadora federal Giselle França, presidente da Comissão de Gestão da Memória do TRF da 3ª Região; a juíza assessora da Presidência do TJSP Karina Ferraro Amarante Innocencio, a juíza assessora da Presidência do TRT da 2ª Região Sandra Miguel Abou Assali e servidores das áreas de gestão de memória, administração, comunicação e cerimonial dos cinco tribunais. 

Participaram por videoconferência o presidente da Comissão de Gestão da Memória e coordenador do Museu do TJSP, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho; a juíza assessora da Presidência do TRE-SP Fernanda Mendes Simões Colombini; a juíza federal do Rio Grande do Sul Ingrid Schroder Sliwka, integrante do Comitê do Proname; e servidores do CNJ, TRE-SP e TRT da 2ª Região.

O Enam foi instituído pela pela Resolução nº 316/20 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. O objetivo do encontro é discutir a preservação da história do Judiciário nacional e compartilhar experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país.

MA (texto) / MB (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP